Identidade Étnica
Durante muito tempo, pensou-se que a definição de um grupo étnico pertencesse à biologia. Um grupo étnico seria um grupo racial, identificável somática ou biologicamente.
Grupo indígena seria, nessa visão, uma comunidade de descendentes “puros” de uma população pré-colombiana. Esse critério ainda é vigente no senso comum.
Ora, é evidente que, a não ser em casos improváveis de completo isolamento geográfico, não existe população alguma que se reproduza biologicamente sem miscigenação com os grupos com os quais está em contato.
O critério que veio substituir o de raça após a Segunda Guerra Mundial — essa guerra que praticou um genocídio em nome da pureza racial — foi o critério da cultura. Grupo étnico seria, então, aquele que compartilharia valores, formas e expressões culturais.
Embora seja relativamente satisfatório o critério cultural, na medida em que corresponde a muitas das situações empíricas encontradas, ele deve ser usado de modo adequado.
Por exemplo, se, para identificarmos um grupo étnico, recorrêssemos aos traços culturais que ele exibe — língua, religião, técnicas etc. —, não poderíamos afirmar que um povo qualquer é o mesmo grupo que seus antepassados.
Nós não temos os mesmos hábitos, as mesmas instituições, nem certamente as mesmas técnicas, nem os valores e a preponderância do catolicismo dos brasileiros de há cem anos. A língua que hoje falamos diverge significativamente da que falavam nossos antepassados.
Uma segunda objeção deriva de que um mesmo grupo étnico exibirá traços culturais diferentes, conforme a situação ecológica e social em que se encontra, adaptando-se às condições naturais e às oportunidades sociais que provêm da interação com outros grupos, sem, no entanto, perder com isso sua identidade própria.
Em suma, traços culturais poderão variar no tempo e no espaço, como de fato variam, sem que isso afete a identidade do grupo.
Essa perspectiva está, assim, em consonância com a que percebe a cultura como algo essencialmente dinâmico e perpetuamente reelaborado.
Grupos étnicos distinguem-se de outros grupos — por exemplo, de grupos religiosos — na medida em que se entendem a si mesmos e são percebidos pelos outros como contínuos ao longo da história, provindos de uma mesma ascendência e idênticos malgrado a separação geográfica.
Entendem-se também a si mesmos como portadores de uma cultura e de tradições que os distinguem de outros.
Origem e tradições são, portanto, o modo como se concebem os grupos: em relação ao único critério de identidade étnica, o de serem ou não identificados e se identificarem como tais.
Sendo assim, a identidade étnica de um grupo indígena é exclusivamente função da autoidentificação e da identificação pela sociedade envolvente.
CUNHA, Manuela Carneiro da [1993]. Índios no Brasil: história, direitos e cidadania. São Paulo: Editora Claro Enigma, 2012.
Enem 2014a - 02
a) assimilação de valores de povos exóticos.
b) experimentação de hábitos sociais variados.
c) recuperação de heranças próprias da antiguidade.
d) fusão de elementos de tradições culturais diferentes.
e) valorização de comportamento de grupos privilegiados.
d) fusão de elementos de tradições culturais diferentes.
Enem 2013b - 24
a) deve ser apresentado de forma escrita.
b) está sujeito a mudanças e reinterpretações.
c) tende a ser materializado em peças e obras de arte eruditas.
d) segue os padrões de produção da moderna indústria cultural.
e) expressa as vivências contemporâneas e os anseios futuros desses grupos.
b) está sujeito a mudanças e reinterpretações.
Enem 2012b - 26
a) uma manifestação artística antiga e de abrangência nacional.
b) uma técnica culinária com valor comercial e atratividade turística.
c) um modo de fazer e viver ligado a uma identidade étnica e regional.
d) um símbolo da vitalidade dessas mulheres e de suas comunidades.
e) uma fusão de ritos das diferentes heranças e tradições religiosas do país.
c) um modo de fazer e viver ligado a uma identidade étnica e regional.